Educação | Agência USP de Inovação
» EducaçãoAgência USP de Inovação Menu
Educação

Educação continuada

Promover atividades de ensino relativas às temáticas da criatividade, empreendedorismo  e inovação orientadas à docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e comunidade externa por meio de palestras, oficinas  e cursos de curta e longa duração envolvendo facilitadores da USP e externos representantes dos diversos segmentos produtivos.

O objetivo do setor de Educação continuada é promover a cultura empreendedora por meio de atividades de ensino relativas às temáticas da criatividade, do empreendedorismo  e da inovação.

As atividades são orientadas a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e  comunidade externa por meio de palestras, oficinas  e cursos de curta e longa duração envolvendo facilitadores da USP e externos representantes dos diversos segmentos produtivos.

Atualmente o setor é responsável pelo oferecimento das seguintes atividades:

O Curso de Aperfeiçoamento em Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica (GEPIT) é oferecido em parceria com o Instituto de Física de São Carlos e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE)

A disciplina de graduação 7600001 – Inovação e Empreendedorismo visa apresentar e discutir junto aos estudantes de graduação os aspectos que fundamentam o processo empreendedor, de forma a estimular entre os profissionais da área científica a reflexão sobre a oportunidade de se criar empreendimentos de base tecnológica como opção de carreira. A disciplina visa também desenvolver a compreensão e as habilidades necessárias para a formalização do Plano de Negócio de empreendimentos de base tecnológica.

Outras atividades apoiadas pelo setor:

O programa Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás Paulista  (NAGI-PG)  foi uma parceria entre a  Universidade de São Paulo (USP), por meio do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT)  e da Agência USP de Inovação, a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). O projeto realizado entre 2012 e 2015 teve como objetivo capacitar as empresas em tópicos de estratégia, gestão da inovação e fontes de financiamento e fomento, auxiliando as participantes a identificar oportunidades no setor de petróleo e gás permitindo que as mesmas diversifiquem sua carteira de clientes e fontes de receitas. O Programa NAGI-PG foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projeto – FINEP.

O Projeto Exportar Para Crescer – Caminhos da Inovação é uma parceria entre  a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), a São Paulo Chamber of Commerce/ACSP e a  Agência USP de Inovação. O Projeto visa fortalecer as exportações do Estado com o aumento da base de exportadores, explorando opções de ganhos de competitividade de produtores de micro, pequeno e médio portes. Os trabalhos contam com o apoio do Conselho Brasileiro de Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras – CECIEx.

O projeto consiste na realização de seminários, debates e encontro de negócios que visam mobilizar produtores do Estado de São Paulo, fortalecendo as exportações regionais. Para isso são convidados dirigentes de empresas incubadas, participantes de atividades de Parques Tecnológicos paulistas, além de pesquisadores de universidades do estado.