Como Empreender | Agência USP de Inovação
» Como EmpreenderAgência USP de Inovação Menu
Como Empreender

Empreendedorismo é você encontrar uma forma de se manter financeiramente com atividades que lhe dão felicidade. E também que promovem felicidade e bem-estar para as pessoas. O aprendizado do empreendedorismo pode se dar em muitas fontes: livros sobre marketing e estratégias de posicionamento de marca ou cursos em áreas estratégicas para os seus negócios. Eventos são especialmente instrutivos e motivadores, porque promovem trocas de experiências e percepções a respeito do tema. Essa troca, o contato humano, a possibilidade de aprender com a visão do outro é a maior riqueza dos empreendedores, em qualquer fase do aprendizado (e ele nunca acaba).

As universidades têm papel fundamental para instigar os alunos e docentes a vivenciar isso. Ações como a miniempresa Juniores ajudam a trazer para dentro um empreendedorismo natural, que faz com que nasça uma chama — e que, posteriormente, perdure na universidade.

Estudo realizado pela Endeavor mostrou que, no Brasil, seis em cada 10 estudantes universitários pensam em ter sua própria empresa. A pesquisa, lançada na Rodada de Educação Empreendedora, teve como objetivo entender o pensamento dos universitários sobre empreendedorismo.

O empreendedorismo na universidade (ou a forma como o pensamos) deve ser condizente com o mercado em que o aluno está inserido. Para isso, ele deve ser apresentado a esse mercado, para que vivencie o dia a dia das empresas, sejam elas startups ou multinacionais. Isso é fundamental para que o aluno decida e entenda como é a realidade do mercado, que nem sempre está próxima da universidade. E juntar essas realidades, tornando-as mais próximas, faz com que o aluno se sinta mais confiante nas suas decisões.

Para conhecer melhor nossas ações sobre o empreendedorismo na USP, basta entrar nos sub-links de “Como Empreender” e acessar:

  • Mapa do Conhecimento;
  • Parques Tecnológicos e Incubadoras;
  • VPI (Vocação para Inovação) que é uma ação externa em parceria com a FAPESP.