Encontro discute a Construção 4.0 e a Produção de Edifícios Modulares

Na segunda-feira, dia 19, aconteceu o evento CICS Inovação: “A Construção 4.0 e a Produção de Edifícios Modulares”. 

O encontro teve como foco central a discussão sobre A Construção 4.0 e Edifícios Modulares, uma vez que a indústria 4.0 vem causando progresso na produtividade, qualidade e nos custos dos produtos, o que também é visto na indústria da construção, por causa da construção modular. 

(imagem: Mariana Arrudas)

O CICS, Centro de Inovação em Construção Sustentável, é uma rede formada por professores, pesquisadores, estudantes da USP e de outras Universidades juntamente com profissionais da indústria capacitados na resolução de problemas complexos de pesquisa, de desenvolvimento e inovação. O CICS terá como sede uma infraestrutura laboratorial, o Edifício CICS Living Lab, com obras iniciadas. A sede do CICS, o Living Lab, será também um equipamento de pesquisa projetado para ser um campo de testes e a demonstração de soluções inovadoras em condições reais de uso. Trata-se de uma rede que nasce para estimular fluxo de informações entre as partes envolvidas e reunir, cada vez mais, parceiros comprometidos com a realização de experimentos, desenvolvimento e validação de novas tecnologias” disse Diana Csillag coordenadora do projeto. 

(imagem: Mariana Arrudas)

Durante quatro horas, o evento trouxe especialistas sobre indústria e construção para debater sobre a inovação dentro de projetos sustentáveis, pensando na construção civil. A conversa foi moderada por Luis Henrique Ceotto, e recebeu Beda Barkokebas, da Universidade de Alberta, Canadá, para apresentar uma visão integrada para construção via BIM.

Além disso, também ocorreu uma mesa redonda contando com a participação de Cássio Pagliarini consultor automotivo da ECteck, José Alberto, da Crosslam, Emerson Martoni, da Barbi do Brasil, e da Professora Mércia Bottura, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

“A Sustentabilidade é o ponto central do CICS e das pesquisas e inovações que desenvolvemos e buscamos. Temos o objetivo de fortalecer o avanço da construção civil sustentável e promover o debate sobre inovação no setor” completou Diana Csillag.

VOCÊ PODE GOSTAR ...