Dados USP | Agência USP de Inovação
» Dados USPAgência USP de Inovação Menu
Dados USP

Conheça os dados sobre as patentes da Universidade de São Paulo:

A Universidade de São Paulo vem ao longo das últimas décadas se consolidando como uma das grandes geradoras de produção científica nacional e na América Latina. Em consonância com o aumento de suas publicações, a USP também tem se destacado no processo de proteção das propriedades intelectuais desenvolvidas por seus pesquisadores, sendo uma das líderes no depósito de patentes nacionais.

A cultura da inovação é primordial para que a sociedade possa se beneficiar do conhecimento e tecnologias desenvolvidos na universidade. E, a obtenção das propriedades intelectuais (patentes, marcas, software, direito autoral, cultivar, entre outros) é uma importante ferramenta para a obtenção de novos e úteis produtos e serviços.

A Agência USP de Inovação atua como agente disseminador do conhecimento da proteção à Propriedade Intelectual desenvolvida na Universidade, levando suporte aos pesquisadores, auxiliando nas definições e realizando as melhores práticas para a proteção no Brasil e exterior.

Com o intuito de divulgar o trabalho realizado por esta agência, apresentamos os números relativos a patentes geradas no âmbito da Universidade de São Paulo.

DADOS 2016

PEDIDOS DE PATENTES POR ANO NA USP

PEDIDOS DE PATENTE POR UNIDADE NA USP

PORCENTAGEM DE PATENTE NAS UNIDADES


PÓLO SÃO PAULO

PÓLO PIRACICABA

PÓLO RIBEIRÃO PRETO

PÓLO SÃO CARLOS

PATENTES INTERNACIONAIS


PATENTES INTERNACIONAIS POR MODALIDADE


OBS: Patentes Internacionais por Unidade e Patentes Internacionais por Campus= Não possuímos esses gráficos, apenas os acima.

CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA