Polo Bauru | Agência USP de Inovação
» Polo BauruAgência USP de Inovação Menu
Polo Bauru

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) é reconhecida como uma das instituições mais conceituadas de ensino de graduação e pós-graduação, tendo sido distinguida pela Organização Mundial de Saúde como centro de excelência na América Latina.

Além de proporcionar ao aluno de graduação intenso treinamento clínico graças ao seu corpo docente qualificado, aos seus laboratórios e às clínicas modernamente equipadas, oferece oportunidade de iniciação à pesquisa através de seus programas específicos, como o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Nas atividades de pós-graduação, são oferecidos cursos em 9 áreas de concentração, aos níveis de mestrado e doutorado, em que os alunos desenvolvem atividades específicas e de pesquisas voltadas para a formação de professores e/ou pesquisadores.

Administrativamente, a partir de 1998, a Faculdade está constituída por seis departamentos: Ciências Biológicas (BAB), Dentística, Endodontia e Materiais Dentários (BAD); Estomatologia (BAE); Fonoaudiologia (BAF); Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva (BAO) e Prótese (BAP).

Entre suas metas, a FOB tem como prioridade formar cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos com alto nível de capacitação em todas as áreas de conhecimento, para poder oferecer o melhor tipo de tratamento a população. Na pós-graduação, os programas foram reformulados para diminuir o tempo de titulação e aumentar as publicações oriundas dos trabalhos de dissertações e teses. Para atingir essas metas, a direção da FOB tem sistematicamente procurado modernizar seus laboratórios, clínicas e equipamentos de pesquisas, para criar as condições necessárias para atender as demandas relacionadas com ensino, pesquisa e serviço de extensão a comunidade.