Polo Capital | Agência USP de Inovação
» Polo CapitalAgência USP de Inovação Menu
Polo Capital

A Universidade de São Paulo é a maior instituição de ensino superior e de pesquisa do País. Ocupa atualmente o segundo lugar no Ranking QS América Latina 2014 (que avaliou 395 instituições). A USP tem projeção marcante no ensino superior de todo o continente, forma significativa parte dos mestres e doutores que vem a compor o corpo docente das diversas instituições do ensino particular brasileiro e carrega um rico lastro de realizações, evoluindo nas áreas da educação, ciência, tecnologia e artes.

A USP foi criada com a finalidade de:

  • Promover a pesquisa e o progresso da ciência;

  • Transmitir pelo ensino conhecimentos que enriqueçam ou desenvolvam o espírito e que sejam úteis à vida;

  • Formar especialistas em todos os ramos da cultura e em todas as profissões de base científica ou artística, bem como,

Transferir seus conhecimentos para o desenvolvimento econômico e social de nossa nação. A tônica da instituição é “Vencerás pela ciência”. 

Está em seus objetivos está desenvolver um ensino vivo, acompanhando as transformações na área do conhecimento e mantendo-se em permanente diálogo com a sociedade, numa produtiva integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Há atualmente uma vigorosa disposição de sua comunidade científica no sentido de ampliar suas atividades de cooperação com os setores empresariais para a internalização da pesquisa na empresa e para a promoção da competitividade dos produtos brasileiros.

As unidades de ensino da USP estão distribuídas ao longo de seis campi universitários: um em São Paulo, capital, e cinco no interior do estado, nas cidades de Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na capital, concentra a infraestrutura administrativa da universidade, além de 24 das 37 unidades de ensino.

A cidade de São Paulo tem ainda quatro grandes unidades de ensino que ficam fora da Cidade Universitária. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a mais nova unidade da USP na capital paulista, localizada na Zona Leste da Cidade de São Paulo.

Há também algumas bases científicas e museus em outras cidades, como Anhembi/SP, Anhumas/SP, Araraquara/SP, Cananéia/SP, Itatinga/SP, Itirapina/SP, Piraju/SP, Salesópolis/SP, São Sebastião/SP, Ubatuba/SP e Valinhos/SP, e ainda em Marabá, Estado do Pará.

A USP oferece cursos de bacharelado e de licenciatura em todas as áreas do conhecimento. Em nível de pós-graduação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 10 de dezembro, a Avaliação Trienal 2013, referente ao período de 2010 a 2012. Ao todo, 44 dos 230 programas da USP avaliados receberam nota 7, considerado o conceito mais alto da classificação. Na avaliação passada, esse número foi de 36. Além desses cursos que obtiveram a nota máxima, 45 receberam o conceito 6, indicando um desempenho equivalente a padrões internacionais de qualidade. No Brasil, a USP responde por 22% dos programas com conceitos 6 e 7.

Além disso, 66 programas ficaram com a nota 5, 60 receberam nota 4 e apenas 15 receberam o conceito 3, o que significa desempenho regular, mas que atende aos padrões mínimo de qualidade.Segundo dados do Anuário Estatístico de 2012, a comunidade uspiana é constituída por 5.860 docentes, 16.837 funcionários, e 92.064 alunos sendo 58.303 graduandos, 28.498 pós-graduandos e 5.263 alunos especiais.

Com base na Rede USP do Conhecimento, e no contexto dos grandes setores para desenvolvimento de inovações,  o Pólo USP Inovação na Capital, concentra suas atividades de pesquisa nos seguintes domínios:

  • Saúde, Tecnologias e Ambiente.
  • Tecnologias, Processos Industriais, Computação e Ambiente.
  • Gestão de Processos e Tecnologias Sociais

A USP, como sempre procurou ser, é hoje uma instituição viva que cresce e se renova com a chegada das novas gerações de estudantes e de pesquisadores, porém já alcançou nessas oito décadas de existência a maturidade plena e equilibrada para traçar linhas sólidas para o futuro.
A Agência USP de Inovação com seus polos USP Inovação em todos os seus campi, representa mais uma importante ação da USP em prol da transferência de conhecimento para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade paulista e brasileira.