Polo Pirassununga | Agência USP de Inovação
» Polo PirassunungaAgência USP de Inovação Menu
Polo Pirassununga

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo iniciou suas atividades em 1992, no Campus de Pirassununga, no Estado de São Paulo. Oferecendo inicialmente o curso de graduação em Zootecnia. Atualmente, na FZEA são oferecidos os cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e em 2009 foram implantados os cursos de graduação em Medicina Veterinária e Engenharia de Biossistemas. Com esses novos cursos, a FZEA/USP passou a oferecer 260 vagas anuais em cursos de graduação.

A criação do programa de Pós-Graduação em Zootecnia, com área de concentração em “Qualidade e Produtividade Animal”, em 1993, trouxe novo estímulo à pesquisa no âmbito da FZEA. Hoje a FZEA conta com Programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Engenharia de Alimentos (com seleção anual de candidatos para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, Em 2013 foram lançados o Programa em Engenharia e Ciências dos Materiais (Mestrado e Doutorado), o Programa em Biociência Animal (Mestrado e Doutorado) e o Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal.

Atualmente a FZEA conta com 111 docentes, 133 servidores técnico-administrativos, 1324 alunos de graduação e 255 alunos de pós-graduação.

Em 23 de setembro de 2011 foi inaugurado o Centro de Inovação Tecnológica e Extensão Universitária (UNITECEX) no campus de Pirassununga. O Centro visa estimular a formação de uma rede de cooperação para tratar questões de desenvolvimento tecnológico no agronegócio no âmbito do Campus da USP de Pirassununga e desenvolve atividades de pesquisa e extensão junto a pequenos produtores e micro e pequenas empresas, como:

  • Projeto “Empreendedor no Campus”

  • “Incubadora de empresa de base tecnológica”

  • “Projeto Portal dos Ventos”