Polo Ribeirão Preto | Agência USP de Inovação
» Polo Ribeirão PretoAgência USP de Inovação Menu
Polo Ribeirão Preto

O Pólo de Ribeirão Preto da Agência USP abrange as Faculdades de Medicina, Odontologia, Direito, Educação Física e Farmácia; Filosofia, Ciências e Letras; Administração, Economia e Ciências Contábeis; a Escola de Enfermagem e o Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP.
O campus iniciou as suas atividades com a instalação da Faculdade de Medicina em 1952 e ao longo destes anos, outras unidades foram integradas e novos cursos foram criados, sendo que o campus atualmente é composto pelas seguintes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Biológicas, Exatas e Humanas.

Os números do campus de Ribeirão Preto demonstram a sua representatividade, são 5798 alunos matriculados na graduação, 2565 na pós-graduação, 971 docentes, 1871 funcionários, 29 cursos e 1365 vagas. Ressalta-se a qualidade dos programas de pós-graduação oferecidos pelas unidades do campus.

Segundo o Anuário USP de 2007, aproximadamente 93% dos programas receberam conceito de 4 a 7 na Avaliação CAPES, demonstrando o alto nível de desempenho. 

Segundo a reitora Suely Vilela, de toda a produção científica do país em revistas indexadas, 4% é de responsabilidade do campus de Ribeirão Preto, demonstrando assim o resultado da pesquisa de excelência desenvolvida no campus. E duas das 20 revistas científicas com os maiores fatores de impacto no país são editoradas por professores das unidades do campus de Ribeirão Preto: Brazilian Journal of Medical and a Biological Research e Genetics and Molecular Biology.

Destacam-se também o Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto – CTCRP -, que desenvolve pesquisas sobre genética humana, biologia celular, imunologia, transfusão de sangue e química de proteínas, cujos pesquisadores são da FMRP, bem como a ativa participação de pesquisadores da FMRP no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – CePOF -, um centro multidisciplinar para pesquisa, inovação e difusão em Óptica e Fotônica, que realiza estudos fundamentais e aplicações da Óptica e Fotônica em comunicações ópticas, dispositivos, ciências dos materiais e ciências da vida.
Para a comunidade, são oferecidos diversos serviços, como: Assistência Médica e Odontológica pelo Sistema de Saúde da USP (SISUSP), Creche, Centro de Informática (CIRP), Centro Esportivo (CEFER), Biblioteca e Livraria (EDUSP). Vale ressaltar ainda as parcerias com o Hospital das Clínicas e o Hemocentro e a presença da incubadora de base tecnológica: a SUPERA – Incubadora de empresas de Base tecnológica -, resultante da parceria entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, SEBRAE e FIPASE – Fundação Instituto Pólo Avançado de Ribeirão Preto.

O campus participa também do Projeto do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, voltado para as áreas de Saúde e Biotecnologia, que integra o Sistema Paulista de Parques tecnológicos, uma parceira entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto  e o Estado de São Paulo por intermédio da Secretária de Desenvolvimento. O Parque tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, preferencialmente atraindo empresas inovadoras voltadas para as áreas de competência do campus de Ribeirão Preto, as quais compreendem: Medicina, Odontologia, Farmácia, Física, Física Médica, Enfermagem, Química e Biologia.

polo-rib-3

polo-rib-2

polo-rib-1