Polo São Carlos | Agência USP de Inovação
» Polo São CarlosAgência USP de Inovação Menu
Polo São Carlos

A implantação do campus da USP em São Carlos começou em 1948, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Suas atividades tiveram início em 1953. Já em 1971, quatro departamentos da EESC transformaram-se em duas importantes unidades universitárias: o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMC), que surgiu da união dos departamentos de Matemática e de Ciências de Computação, e o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC), formado pelos departamentos de Física e Ciência dos Materiais e o de Física e Química Molecular. Em 1994, devido às sucessivas expansões das áreas de química e de física, houve desmembramento do IFQSC, que deu origem aos atuais: Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC). O Instituto de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 14 de dezembro de 2010, resultado do reconhecimento à trajetória do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que foi parte integrante da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) por mais de quatro décadas. Essas cinco Unidades de Ensino e Pesquisa do Campus da USP de São Carlos constituem seu forte potencial na área de ciências exatas, tecnologia e computação. Quanto à produção científica qualificada, duas das Unidades do Campus São Carlos, o IQSC e o IFSC possuem os melhores índices de publicação por docente/ano da USP, 19,1 e 16,1, respectivamente.

Além dessas Unidades de Pesquisa, compreendem o Campus da USP de São Carlos: Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC, destacando-se seus seguintes setores: Astronomia, Biblioteca, Biologia e Educação Ambiental, Computação, Física, Química; Instituto de Estudos Avançados – IEA/São Carlos, desenvolvendo programas e projetos nas áreas do desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural; Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos – PCASC; Centro de Informática de São Carlos – CISC, atuando na área de informática e telecomunicações como executor das políticas estabelecidas pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação – CTI.

O detalhamento do conjunto das Unidades e Órgãos acima referidos pode ser obtido através de uma visita à página da internet www.sc.usp.br.

O Pólo São Carlos da Agência USP Inovação teve suas atividades iniciadas no ano de 2006 com objetivo de promover as ações relativas à missão do órgão e cooperar para o avanço técnico-científico do campus por meio do apoio a implementação de parcerias com organizações do setor empresarial, governamental e terceiro setor.

O Pólo está inserido nas ações locais e regionais de cooperação pró-inovação e empreendedorismo, permitindo o alcance dos objetivos propostos a partir da interação com incubadoras, entidades da indústria, poder público municipal e outras instituições de ciência e tecnologia como a Embrapa – Unidade Instrumentação Agropecuária e Unidade Pecuária Sudeste, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus Araraquara.

Como chegar

Instituto de Química de São Carlos

Edifício Q17
Agência USP de Inovação
Av. Trabalhador São Carlense, 400 CEP 13566-590 – Bairro Centro São Carlos -
SP – Brasil Fone: 16 3373 8052

Desempenho na Proteção do Conhecimento

 

Polo-Sao-Carlos---foto-1

Em breve implementaremos o Software de Gestão da Agência. O software comtempla dois portais que são independentes no site da Agência. Precisaremos apenas indicar o link na nossa home:

- Portal do Inventor (por meio desse portal os inventores submeterão os pedidos de proteção);
- Portal de Transferência de Tecnologia (por meio desse portal divulgaremos as PIs disponíveis para licenciamento);

Nesse momento a home pode ser ocupada com outros itens, sugiro apenas já refletir sobre onde os links indicados acima serão incluídos após a operacionalização do software (segundo semestre).