Novas ideias e soluções em biomedicina são foco de evento gratuito na USP | Agência USP de Inovação
» Novas ideias e soluções em biomedicina são foco de evento gratuito na USPAgência USP de Inovação Menu

Novas ideias e soluções em biomedicina são foco de evento gratuito na USP

De 28 a 31 de agosto ocorrerá o nex_Biomed, organizado pela Agência USP de Inovação. O Nex0 é um programa com o objetivo de discutir temas latentes na sociedade e suas possíveis soluções, de modo a sensibilizar pesquisadores e empreendedores a problemáticas reais. O segundo evento da série trará especialistas das áreas de saúde, medicina e biotecnologia debatendo sobre o futuro de suas áreas frente ao empreendedorismo. Os painéis acontecerão das 15h às 18h, na Arena Santander.

Nesta edição serão discutidos temas de cybermedicina, alimentação saudável e esporte, inovações na indústria farmacológica e novos métodos de ler – e editar –códigos genéticos. Reunindo profissionais de destaque de cada campo, os painéis são um espaço para o compartilhamento de ideias, problemáticas e soluções em um formato aberto e interativo. Estarão presentes nos painéis do nex_Biomed nomes como Fábio Gandour, cientista-chefe da IBM Brasil, Paulo Saldiva, Médico patologista, professor da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador da Universidade de Harvard, Carsten Oliver, líder da Philips Research no Brasil, entre outros.

O nex_Biomed é gratuito. Para participar, basta fazer inscrição para os painéis no site: https://www.sympla.com.br/nex-biomed__168636. As vagas são limitadas.
Mais informações: http://bit.ly/2fsSrTO
Local: Arena Santander (Praça dos Bancos. Av. Prof. Luciano Gualberto, 730 – Cidade Universitária – SP)

Programação:
28 de agosto
Cybermedicina: inteligência artificial, mecanização e novos dispositivos
Painéis:
- O robô vai lhe atender agora: o panorama da automação médica
Máquinas se tornaram indispensáveis em salas cirúrgicas ao redor do mundo, auxiliando desde operações simples até as mais complexas e desafiadoras. Mas e quando a ferramenta começa a substituir mãos humanas?
- Can you feel it? Sensores, algoritmos e tratamento individualizados
Na era do big data e de grandes volumes de informações sobre a nossa saúde disponibilizadas para consultas, há uma oportunidade inédita de oferecer diagnósticos e tratamentos especializados para cada indivíduo de forma escalável e a custos mínimos.

29 de agosto
Saúde integral: alimentação e esporte para além do senso comum
Painéis:
- Você é o que você come: novos insights sobre o poder da nutrição
Os alimentos desempenham um papel muito maior do que apenas manter nossas funções vitais. Para além dos mitos dos “superalimentos”, existem evidências de que aquilo que ingerimos impacta muito mais do que nosso sistema digestório.

- Corpo são, mente sã: exercício como elemento fundamental para o bem-estar
humano
A prática de atividades físicas é central para a saúde do corpo e prevenção de doenças cardiovasculares. Mas cada vez mais estudos provam a ligação entre o exercício e outros benefícios menos óbvios: parece existir uma relação direta entre o desempenho físico e mental.

30 de agosto:
Renascença farmacológica: avanços e desafios no tratamento de condições
Painéis:
- Dourando a pílula: inovações e promessas no desenvolvimento de remédios
O processo de desenvolvimento farmacológico pode custar bilhões de dólares e levar anos, enquanto as doenças estão se tornando cada vez mais desafiadoras. Mas existe esperança para a indústria de remédios. Uma série de inovações promete trazer uma revolução às formas de tratamento medicinal.

- Seu maior aliado: entendendo e explorando o poder do sistema imunológico
Apenas agora os cientistas começaram a descobrir o verdadeiro poder do sistema imunológico, que é nossa mais importante linha de defesa contra os inimigos que nos atacam continuamente – vírus, bactérias e até nosso próprio corpo. Porém, há muito que ainda desconhecemos a seu respeito.

31 de agosto:
Genômica estendida: lendo (e editando) o código da vida
Painéis:
- Muito além do núcleo: as enormes implicações da epigenética
Desde o mapeamento completo do genoma humano, no final do século XX, pouco avançamos na compreensão dos genes e seus mecanismos de expressividade, porque o desafio se mostrou maior do que o esperado. Não são apenas os genes que codificam quando e de que forma determinadas proteínas serão produzidas, mas todo o ambiente celular e além

- Copiar/cortar/colar: CRISPR e novos métodos em engenharia genética
Um grupo de pesquisadores descobriu uma enzima bacteriológica que agia como um editor de texto do código genético: podia cortar e colar sequências inteiras do genoma com facilidade e rapidez. Ainda que tenha sido descoberta uma alta taxa de erros no mecanismo, o potencial permanece imenso. Mas quais são as implicações desse conhecimento?